astronautas

Se você parar para pensar, as experiências dos astronautas no espaço não são tão diferentes daquelas que as pessoas têm experimentado em casa, pois eles também estão “presos” em meio à pandemia de Covid-19. Esses passageiros de veículos especiais orbitam o planeta a cada 90 minutos e, portanto, conseguem ver o nascer e o pôr do sol a cada 45 minutos. Se não permanecerem atentos, seus dias podem se confundir. Em comparação ao que tem sido experimentado na Terra, o trabalho e os espaços pessoais a bordo da nave e da Estação Espacial Internacional são semelhantes. Esses profissionais vêem as mesmas pessoas 24 horas por dia durante semanas e, às vezes, meses. Isso reflete a realidade atual na pandemia do coronavírus.

 

Confira algumas dicas: 

 

>> Tenha uma ROTINA sempre - levante-se diariamente na mesma hora e siga uma rotina. Tome banho, vista-se e comece o seu dia. Este é um sinal fisiológico para o seu corpo que você está agindo a fim de fazer seu trabalho. É certo que isso é um desafio para quem tem crianças pequenas em casa. 

 

>> Controle as DISTRAÇÕES - é preciso controlar nossas respostas a estímulos aleatórios, ou seja, resistir a hábitos de “quando se está em casa” que podem ser perturbadores.]

 

>> Faça PAUSAS - Mesmo no espaço, temos tempo ocioso e é importante honrar isso. Esse é o momento em que não é preciso ser “produtivo”. Você pode limpar seu cérebro –apenas sente e ouça música. O espaçonave era um ambiente de confinamento. Reserve esse tempo para não se forçar a criar um produto de trabalho ou verificar e-mails. 

 

>> CONFIANÇA é a chave - A ansiedade impulsionada pelas más notícias e pelo fato de ficar preso em casa e permanecer apreensivo, pode ser avassaladora. Se você permitir que a ansiedade e o medo diminuam sua confiança, e que a dúvida surja em sua mente, sua capacidade de agir e apresentar um bom desempenho se deteriorará rapidamente. A confiança é fundamental, não o excesso dela.