Se você parar para pensar, as experiências dos astronautas no espaço não são tão diferentes daquelas que as pessoas têm experimentado em casa, pois eles também estão “presos” em meio à pandemia de Covid-19. Esses passageiros de veículos especiais orbitam o planeta a cada 90 minutos e, portanto, conseguem ver o nascer e o pôr do sol a cada 45 minutos. Se não permanecerem atentos, seus dias podem se confundir. Em comparação ao que tem sido experimentado na Terra, o trabalho e os espaços pessoais a bordo da nave e da Estação Espacial Internacional são semelhantes. Esses profissionais vêem as mesmas pessoas 24 horas por dia durante semanas e, às vezes, meses. Isso reflete a realidade atual na pandemia do coronavírus.
Confira algumas dicas:
>> Tenha uma ROTINA sempre - levante-se diariamente na mesma hora e siga uma rotina. Tome banho, vista-se e comece o seu dia. Este é um sinal fisiológico para o seu corpo que você está agindo a fim de fazer seu trabalho. É certo que isso é um desafio para quem tem crianças pequenas em casa.
>> Controle as DISTRAÇÕES - é preciso controlar nossas respostas a estímulos aleatórios, ou seja, resistir a hábitos de “quando se está em casa” que podem ser perturbadores.]
>> Faça PAUSAS - Mesmo no espaço, temos tempo ocioso e é importante honrar isso. Esse é o momento em que não é preciso ser “produtivo”. Você pode limpar seu cérebro –apenas sente e ouça música. O espaçonave era um ambiente de confinamento. Reserve esse tempo para não se forçar a criar um produto de trabalho ou verificar e-mails.
>> CONFIANÇA é a chave - A ansiedade impulsionada pelas más notícias e pelo fato de ficar preso em casa e permanecer apreensivo, pode ser avassaladora. Se você permitir que a ansiedade e o medo diminuam sua confiança, e que a dúvida surja em sua mente, sua capacidade de agir e apresentar um bom desempenho se deteriorará rapidamente. A confiança é fundamental, não o excesso dela.