29.04 (1)

1) A regra do 1 minuto: ao iniciar a reunião, não espere o engajamento do grupo para resolver um problema antes de o grupo senti-lo. Tenha a certeza de que o grupo entenda o problema (ou a oportunidade) com empatia antes de tentar resolvê-lo. 

 

2) Responsabilidade: A maior ameaça que o engajamento sofre em reuniões virtuais é permitir que os membros da equipe assumam, de maneira inconsciente, o papel de observador.  É preciso criar uma oportunidade para que eles assumam responsabilidades importantes. 

 

3) Não dá para se esconder: se todos na reunião são responsáveis, então ninguém se sente responsável de fato. Para evitar que isso aconteça na sua reunião, atribua tarefas nas quais as pessoas possam se engajar a fim de que não se escondam. 

 

4) Produto Minimamente Viável:  é preciso misturar fatos e histórias, evite apresentar inúmeros slides com informações paralisantes, organizadas em inúmeros itens. Escolha a menor quantidade de dados necessários para passar a informação e engajar o grupo. 

 

5) 5 minutos: Não demore mais do que cinco minutos para dar ao grupo outro problema a ser resolvido. Os participantes estão em salas espalhadas ,aqui e acolá, com muitas outras distrações tentadoras. Se você não mantiver uma expectativa contínua de um envolvimento significativo, eles irão retroceder para a posição de observadores, e você terá de trabalhar duro para trazê-los de volta à reunião.

 

Boa reunião! :>)